Alastria ID estará disponível na nova rede de produção

Identidade Soberana

A Inetum, líder europeia em serviços e soluções digitais, e a Telefónica Tech colaborarão para implantar o modelo de Identidade Auto-Soberana Alastria ID, definido pela Comissão de Identidade deste consórcio em sua rede produtiva de blockchain .

Data de publicação :

Graças ao Alastria ID, a nova rede fornecerá um serviço no qual projetos podem ser construídos usando o padrão de Identidade Soberana com os níveis de serviço e governança necessários para serem implantados em produção com todas as garantias. O Alastria ID é um modelo de identidade autogerenciado baseado no padrão de credenciais verificáveis do World Wide Web Consortium (W3C) projetado para facilitar a compliance com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) para indivíduos, empresas, organizações e entidades. O uso de credenciais emitidas em redes diferentes permitirá a interoperabilidade entre vários aplicativos.

O consórcio Alastria acaba de assinar um acordo com a Telefónica Tech - unidade da Telefónica que reúne negócios digitais com alto potencial de crescimento vinculados a IoT e Big Data, Cloud e Cibersegurança - para dotar os parceiros de uma rede em Hyperledger Fabric para aplicações produtivas e experimentais. A primeira das propostas de valor agregado aos parceiros que complementarão esta iniciativa será o modelo de digital identity Alastria ID.

Com base nas especificações deste modelo e agregando os pontos fortes da Telefónica e da Inetum, começaram os trabalhos de implementação de um modelo em Hyperledger Fabric com todos os desafios que isso implica. Esta colaboração reúne o conhecimento da equipa técnica de blockchain da Inetum no Alastria ID e SSI - tanto pela sua participação no core team da Identity Commission e outras comunidades e pela sua experiência no desenvolvimento de projectos como, por exemplo, Dalion- com a vasta experiência da equipa da Telefónica em blockchain, recentemente incluída na lista Blockchain 50 da Forbes, e em particular na tecnologia Hyperledger Fabric, que actualmente conta ainda com representação no Comité Técnico Directivo do consórcio promovido pela Fundação Linux.

Manuel Calderón, Diretor e VP do Grupo de Cibersegurança e Digital Identity da Inetum , afirma: "A identidade Inetum é a evolução natural dos sistemas de identidade atuais, ainda mais se levarmos em consideração as diretrizes do GDPR. Padronização de credenciais e interoperabilidade técnica de credenciais entre diferentes as redes são necessárias para que todas as iniciativas - como o Dalion ou o projeto EBSI-ESSIF - sejam compatíveis para a existência de casos de utilização transetoriais e transfronteiriços, bem como para o bem dos próprios cidadãos, por uma questão de simplicidade e sua privacidade. "

Especificações técnicas do Alastria ID

As especificações técnicas foram elaboradas com a colaboração de mais de 90 parceiros da Alastria no âmbito da Comissão de Identidade do consórcio. Ao longo de 2019 e 2020, uma equipe central de desenvolvedores desenvolveu uma implementação de Produto Mínimo Viável (MVP) em Ethereum (Quorum) que consiste em Contratos Inteligentes em Solidity, uma biblioteca em NodeJS que os sobrepõe e uma especificação de API em Swagger. Por outro lado, para fazer uma demonstração, também desenvolvemos uma aplicação mobile "carteira de identidade" e uma web capaz de interagir com ela. Além disso, foram publicados alguns scripts que fazem uso das bibliotecas como exemplo para facilitar a divulgação do modelo entre os desenvolvedores e alguns testes automáticos para que qualquer projeto possa testar sua compatibilidade com o modelo. Atualmente, o projeto EBSI-ESSIF da Comissão Europeia está alinhado com o Alastria ID, o que manteria a interoperabilidade e o tornaria um dos modelos de identidade autogerenciados mais poderosos no ecossistema global.

Sobre Inetum, Positive digital flow:

A Inetum é uma empresa de serviços de TI ágil que fornece serviços e soluções digitais e um grupo global que ajuda empresas e instituições a obter o máximo do digital flow. Num contexto de perpétua movimentação, onde necessidades e utilizações se reinventam constantemente, o grupo Inetum aposta em todos estes actores para inovar, continuar a adaptar-se e estar à frente. Com o seu perfil Inetum oferece aos seus clientes uma combinação única de proximidade, organização setorial e soluções de qualidade industrial. Operando em mais de 26 países, o Grupo tem cerca de 27.000 funcionários e em 2019 gerou receitas de € 2,3 bilhões (pro forma).

Voltar para a lista de comunicados de imprensa