O grupo Inetum lança seu novo FabLab de Innovação na África em Casablanca, Marrocos

Casablanca, 18 de março de 2021

Inaugurado na quinta-feira, 18 de março, em Casablanca, o novo FabLab visa potenciar a capacidade da Inetum de apoiar os seus clientes africanos em termos de inovação, com soluções adequadas às suas necessidades. Na era da pós-transformação digital, em que necessidades e usos são constantemente reinventados, este evento mostra a ambição estratégica do Grupo em participar na transformação digital do continente africano.

Data de publicação :

A inauguração teve lugar na presença de Vincent Rouaix, Presidente e CEO da Inetum, bem como de representantes do Grupo em África. O centro de inovação está localizado na nova sede marroquina, em Casanearshore (Casablanca). Tem como objetivo reforçar a localização de competências e garantir a capacidade da Inetum para fornecer aos seus clientes um apoio de ponta a ponta.

FabLabs como impulsionadores de inovação: “Made in Inetum”

Para a Inetum, os FabLabs são locais dedicados à inovação e projetados para permitir que os clientes experimentem as últimas descobertas tecnológicas. Organizados para acolher os parceiros e clientes do grupo, promovem uma abordagem de cocriação e proximidade, desde a identificação de necessidades ao desenvolvimento de soluções.

Os FabLabs são formados por equipes multidisciplinares, incluindo pesquisadores, e se concentram na criação de soluções para acelerar a mudança nas organizações.

Esta abordagem de conceituação orientou a estratégia de inovação do grupo já há vários anos: hoje, a Inetum é baseada em uma rede composta por sete FabLabs respectivamente localizados na França, Bélgica, Portugal, Espanha e agora Marrocos para o continente africano.

Inetum, comprometida com a transição digital do continente africano

A Inetum opera no continente africano há mais de 15 anos

Uma história que reflete o compromisso empresarial contínuo, a forte presença local e a ambição de acelerar o crescimento por meio de uma presença estabelecida e um forte alinhamento com as atividades comerciais locais.

A estratégia de desenvolvimento internacional do Grupo Inetum é inclusiva e sustentável, com foco na proximidade.

Com escritórios em Marrocos desde 2003, a filial de Casablanca da Inetum é uma história de sucesso empresarial, pois fornece soluções inovadoras para mais de 500 empresas marroquinas e africanas.

De acordo com Vincent Rouaix, Presidente e CEO da Inetum: “Hoje, a África está crescendo graças à tecnologia digital. A inauguração do FabLab de Casablanca, o primeiro em África, mostra o nosso desejo de fomentar a integração das novas tecnologias como motor da economia africana. Durante este período de crise global, apoiamos e acompanhamos continuamente nossas empresas parceiras por meio do desenvolvimento de inovações e tecnologias. Está no DNA da Inetum como um player no positive digital flow. ”

Jean-François Gaudy, Diretor de Innovação e Digital da Inetum, explica: “Este FabLab ajudará a desenvolver soluções inovadoras co-construídas para melhor atender aos clientes e parceiros da Inetum . Dedicada à pesquisa, também permitirá que as empresas se mantenham à frente em seus respectivos mercados, por meio da inovação e das tecnologias. A instalação em Casablanca foi um passo importante para atender às expectativas dos jogadores digitais africanos e marroquinos. ”

Essa estratégia é apoiada pela integração dos principais participantes em segmentos específicos de alto risco do ecossistema digital. A filial marroquina tem, portanto, nos últimos anos integrado as empresas Archos Technology, Valuepass e Capital Consulting.

Já presente na Costa do Marfim, Angola, Senegal, Camarões e Tunísia, a Inetum pretende fazer do seu sétimo FabLab um marco na aposta do Grupo no continente africano e a prova de um positive digital flow a favor do maior número de pessoas.

Sobre Inetum, Positive digital flow:

A Inetum é uma empresa de serviços de TI ágil que fornece serviços e soluções digitais e um grupo global que ajuda empresas e instituições a obter o máximo do digital flow. Num contexto de perpétua movimentação, onde necessidades e utilizações se reinventam constantemente, o grupo Inetum aposta em todos estes actores para inovar, continuar a adaptar-se e estar à frente. Com o seu perfil Inetum oferece aos seus clientes uma combinação única de proximidade, organização setorial e soluções de qualidade industrial. Operando em mais de 26 países, o Grupo tem cerca de 27.000 funcionários e em 2019 gerou receitas de € 2,3 bilhões (pro forma).

Baixe o arquivo em anexo para obter mais detalhes

Voltar para a lista de comunicados de imprensa