Prêmio Africa Digital Manager, 10 projetos nomeados para as rodadas finais

Casablanca, Marrocos

O primeiro Africa Digital Manager Award - organizado pela Inetum - está se aproximando da fase final. Depois de receber 52 inscrições de quase uma dúzia de países africanos, 10 projetos digitais foram selecionados para a final. O painel de jurados está avaliando-os atualmente. Os três melhores Gestores Digital da África e seus projetos - cada um representando uma região do continente - serão anunciados em maio em um evento de premiação.

Data de publicação :

A Inetum (antiga Gfi), em parceria com a École Centrale de Casablanca, está organizando o Africa Digital Manager Award (ADMA) para destacar empresas e gestores que conduzem projetos de digitalização na África. Depois de pré-selecionar uma lista restrita entre as inúmeras inscrições recebidas, um painel de jurados de profissionais irá agora determinar um vencedor para cada uma das três regiões geográficas cobertas pela competição - África Central, Norte e Ocidental.

África Ocidental

Três projetos da África Ocidental concorrem ao prêmio da ADMA. Um denominador comum entre eles é sua forte dimensão social e societária, utilizando a tecnologia digital para melhorar a qualidade dos serviços prestados às populações.

Do Mali, a empresa Denko Kunafoni apresenta um projeto de e-saúde para combater a mortalidade materno-infantil por meio de uma plataforma desenvolvida em línguas locais, que pode ser usada para conscientizar e monitorar mulheres grávidas à distância. A plataforma envia alertas em telefones celulares para vacinação pré e pós-natal. Também inclui recursos para monitoramento de gravidez, aconselhamento ginecológico, nutrição, saúde reprodutiva e sexual, amamentação e conscientização sobre doenças infecciosas.

O segundo projeto pré-selecionado para a região foi desenvolvido em Benin, onde a empresa GOMEDICAL visa principalmente garantir o acesso geral aos cuidados de saúde e simplificar a experiência do paciente. A empresa oferece uma aplicação para smartphone e um portal web onde os pacientes podem marcar consultas com médicos inscritos no conselho médico do Benin e com qualquer um dos diferentes centros de saúde que utilizam a solução GOMEDICAL.

O terceiro finalista para a região da África Ocidental é um projeto para modernizar e harmonizar os sistemas de informação do fundo de previdência social do Senegal (CSS) e do regime de provisão de aposentadoria do Senegal ou Institut de Prévoyance Retraite du Sénégal (IPRES) por meio da informatização de todos os técnicos, operacionais e de apoio Serviços.

África Central

Para a região da África Central, Orange Cameroun aparece na lista com duas entradas:

A primeira, chamada My Way +, é uma interface digital incluída no aplicativo My Orange para permitir que os assinantes personalizem os pacotes nos quais desejam se inscrever.

A segunda entrada laranja está de acordo com a política da organização para abrir o acesso para seus vários grupos-alvo. A plataforma chamada Virtu'O, por exemplo, permite visitas virtuais aos vários departamentos e filiais da Orange em Camarões, obter informações sobre as diferentes opções de carreira e planos que o grupo oferece e acompanhar Webinars e palestras de gestão.

CotizApp Congo é o terceiro projeto digital na lista de seleção para a África Central. Dirigida pelo Fundo Nacional de Segurança Social para Funcionários Públicos, a CotizApp Congo permite que os funcionários do serviço público acessem suas declarações de contribuição, simulem seu valor futuro de pensão e gerenciem reivindicações ao CNSSAP.

norte da África

No Norte da África, foram indicados quatro projetos que incorporam uma unidade digital que abrange várias funções-chave em uma empresa, desde os processos de negócios até a oferta de serviços e relacionamento com o cliente.

No primeiro projecto foi inscrito o grupo marroquino Maghreb Accessoires / Autoplus, que vê a digitalização como um factor de crescimento chave para modernizar a organização e desenvolver processos de retalho. A sua entrada para o concurso ADMA apresenta um projeto de digitalização horizontal que inclui, por exemplo, a criação de um SAP ERP para centralizar, digitalizar e automatizar os processos de negócios que irão melhorar a experiência do cliente através de novas interfaces interativas multicanais com gestão em tempo real e rastreamento de entrega .

A Amendis, subsidiária do grupo Veolia no Marrocos, entrou no concurso com um projeto de relacionamento com o cliente. Coincide com o lançamento de uma plataforma multicanal para permitir que os clientes marroquinos façam todos os seus pedidos comerciais online, seja para acompanhamento em tempo real de contratos, notícias de grupo ou temas relacionados com a preservação de recursos.

O terceiro projeto é apresentado pela MACIRVIE, uma subsidiária argelina do CIAR (Compagnie Internationale d'Assurance et de Réassurance). Este projeto abrangente de digitalização inclui uma revisão da arquitetura de TI do grupo e a implementação de um novo ERP interno. O grupo também se prepara para lançar sua própria plataforma internacional de pagamentos via MASTERCARD, para atender à crescente demanda do público argelino.

O quarto projeto vem da WafaCash, líder marroquina em transferências de dinheiro. O plano é desenvolver uma oferta de Mobile Money no Marrocos e na África Subsaariana. A conta de pagamento JIBI oferece um painel de serviços móveis 100% digitais seguros que podem interoperar com qualquer outra conta de pagamento no mercado - seja para transferir dinheiro, pagar contas, pagar comerciantes, fazer transferências bancárias ou recarregar um telefone celular.

Cerimônia de premiação ADMA

A cerimônia do Prêmio Africa Digital Manager será realizada em maio na École Centrale de Casablanca. Os projetos selecionados pelo júri receberão apoio de duas maneiras - aconselhamento de consultores especializados da Inetum para a organização vencedora e treinamento certificado Six Sigma Green Belt na École Centrale de Casablanca para o gerente que liderou o projeto.

Encontre tudo o que você deseja saber sobre a ADMA e o painel de jurados online em www.africadigitalmanageraward.com

Sobre Inetum, Positive digital flow:

A Inetum é uma empresa de serviços de TI ágil que fornece serviços e soluções digitais e um grupo global que ajuda empresas e instituições a obter o máximo do digital flow. Num contexto de perpétua movimentação, onde necessidades e utilizações se reinventam constantemente, o grupo Inetum aposta em todos estes actores para inovar, continuar a adaptar-se e estar à frente. Com o seu perfil Inetum oferece aos seus clientes uma combinação única de proximidade, organização setorial e soluções de qualidade industrial. Operando em mais de 26 países, o Grupo tem cerca de 27.000 funcionários e em 2020 gerou receitas de € 1,965 bilhão.

Para mais informações por favor entre em contato:

Relações com a imprensa da Inetum

pressione @ inetum

Claudine Morel Le-Berre VP Diretor de Comunicações do Grupo Tel .: +33 (0) 6 68 01 22 56

Marion Latapy Gerente de Comunicações do Grupo Tel .: +33 (0) 6 60 13 50 71

Relações com a imprensa da Inetum na África

Imane FARHANE Gerente de Comunicação e Marketing Tel .: +212 (0) 671 999 100

Voltar para a lista de comunicados de imprensa