Resultados do semestre de 2016

Saint-Ouen (França), 28 de julho de 2016

Saint-Ouen (França), 28 de julho de 2016 - O Conselho de Administração da Gfi Informatique reuniu-se a 28 de julho de 2016. A reunião, presidida por Vincent Rouaix à revisão das demonstrações financeiras consolidadas semestrais do primeiro semestre do exercício de 2016.

Data de publicação :

FORTE CRESCIMENTO ORGÂNICO NA FRANÇA E INTERNACIONALMENTE: + 11,6% MARGEM OPERACIONAL: + 15% FORTE AUMENTO DO LUCRO LÍQUIDO: + 183% ENGRENAGEM: 24% AQUISIÇÃO DO IMPAQ NA POLÔNIA CONCLUSÃO DO INVESTIMENTO DE CAPITAL SOCIAL DA MANNAI CORPORATION

Comentando os resultados, Vincent Rouaix, Presidente e CEO da Gfi Informatique afirmou: “O primeiro semestre do ano demonstrou mais uma vez a capacidade do Grupo de se posicionar em contratos muito atractivos que lhe permitiram atingir um nível de crescimento orgânico nunca antes alcançado. Conforme anunciado anteriormente, o Grupo iniciou uma presença na Europa de Leste com a aquisição da IMPAQ. Também cresceu lucrativamente com um aumento muito significativo do lucro líquido de mais de 180%. Graças a uma maior participação, o Grupo prosseguirá o seu plano estratégico de se tornar um líder em serviços de TI e soluções de software na EMEA. "

RECEITA CRESCENDO FORTE E SAUDÁVEL MARGEM DE OPERAÇÃO O faturamento do Grupo no primeiro semestre de 2016 foi de 502,1 milhões de euros, um aumento de 14,9% sobre o valor reportado em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento orgânico foi de 11,6%. O crescimento das receitas do Grupo acelerou no segundo trimestre, aumentando 18,7%, dos quais 14,7% em crescimento orgânico. A margem operacional do Grupo foi de 23,9 milhões de euros, um aumento de 15%.

• NA FRANÇA: crescimento robusto da receita e um bom nível de margem operacional

A receita na França foi de 423,7 milhões de euros em comparação com 373,8 milhões de euros em 30 de junho de 2015, um aumento de 13,4% em termos reportados e 11,0% em termos de crescimento orgânico. O crescimento da receita acelerou para + 15,9% no segundo trimestre, incluindo o crescimento orgânico de + 13,8%.

A atividade de vendas foi muito intensa ao longo do trimestre e, em 30 de junho, o book-to-bill rolante era de 1,30. O Grupo teve grandes sucessos, nomeadamente com a assinatura de um contrato de outsourcing com o Groupe 3SI (Grupo Otto). O acordo permitiu gerar receitas de cerca de 24 milhões de euros com o Grupo Otto, 60% das quais recorrentes. Graças aos ativos já detidos pelo Grupo, isso permitirá, no futuro, o Grupo estender os seus serviços de consultoria e integração, bem como os serviços de SAAS e BPO aos retalhistas e, em geral, a todos os negócios que lidam com comércio digital.

A margem operacional foi de 20,0 milhões de euros, ou seja, 4,7%, que compara com 18,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano passado, um acréscimo de 8% e ao nível esperado pelo Grupo. A taxa de atividade do pessoal (TACE) aumentou ligeiramente, enquanto a taxa média diária (TJM) ficou praticamente inalterada em comparação com 30 de junho do ano passado, ilustrando a estabilidade dos negócios na França. No primeiro semestre do ano, o Grupo continuou a investir nos vários segmentos que irão potenciar a rentabilidade futura, nomeadamente o programa IP 20, que visa um duplo aumento das receitas de software a médio prazo, e o outsourcing.

• INTERNACIONALMENTE crescimento muito forte e maior lucratividade

Negócios internacionais cresceram fortemente Com 78,4 milhões de euros, o negócio internacional representou 15,6% das vendas e 16,2% da margem operacional no primeiro semestre de 2016, que comparam, respetivamente, com 14,5% e 11,0% no primeiro semestre do ano anterior. O crescimento relatado foi de 24,0% e o crescimento orgânico 15,2% (dos quais + 20% no segundo trimestre) em comparação com + 10% no crescimento orgânico em 30 de junho de 2015.

• Península Ibérica (Espanha e Portugal):

As receitas ascenderam a 56,0 milhões de euros face a 47,2 milhões de euros, um aumento de 18,8% numa base like-for-like, enquanto a margem operacional foi de 4,5% face a 4,4% no ano anterior. A margem operacional manteve-se estável em Espanha, mas continuou a recuperação em Portugal atingindo 4,5% face a 3,7% em 30 de junho do ano anterior.

• Europa do Norte e Leste (Belux, Polônia e Suíça)

Com 16,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, que compara com 12,3 milhões de euros no ano anterior a 30 de junho, a atividade experimentou um crescimento muito forte, nomeadamente em resultado da aquisição da IMPAQ na Polónia (ver abaixo). O crescimento orgânico foi positivo novamente em + 2,2%

LUCRO OPERACIONAL + 39% - LUCRO LÍQUIDO + 183% O lucro operacional cifrou-se em 17,8 milhões de euros, em comparação com 12,8 milhões de euros no ano anterior, um aumento de 39%. Beneficiou-se principalmente da melhoria da margem operacional e da redução do custo de reestruturação e dos custos financeiros. Consequentemente, o resultado líquido ascendeu a 8,2 milhões de euros face a 2,9 milhões de euros no ano anterior, um aumento de 183%.

ENGRENAGEM DE 24% - FLUXO DE CAIXA DAS OPERAÇÕES ACIMA E WCR CONTROLADO A dívida líquida era de -66,4 milhões de euros resultando num gearing de 24%. O cash flow das atividades operacionais após o custo da dívida financeira líquida e impostos (CF) foi de 19,0 milhões de euros que compara com 11,9 milhões de euros em 30 de junho de 2015, um aumento de 59,7%. O consumo de WRC no semestre foi controlado devido ao crescimento do negócio. Foi de 21,9 milhões de euros que compara com 17,8 milhões de euros no ano anterior e a necessidade de fundo de maneio registou um aumento controlado para 69,7 milhões de euros face a 59,5 milhões no ano anterior. Os investimentos em ativos não correntes aumentaram de 9,6 milhões de euros para 20,2 milhões de euros. A maior parte da mudança deveu-se à aquisição das soluções de e-commerce (3SI) e das licenças necessárias para o seu funcionamento.

AQUISIÇÃO IMPAQ: posicionamento local eficaz e uma plataforma próxima da costa eficiente Com mais de 200 funcionários trabalhando em 3 sites na Polônia, bem como na Suíça e na Inglaterra de língua alemã, a IMPAQ alcançou mais de 13 milhões de euros em receitas no ano financeiro de 2015 em um portfólio que combina Serviços de Informação e Publicação de Software , não muito diferente da Gfi Informatique.

No que diz respeito aos serviços de TI, o IMPAQ gera cerca de metade das suas receitas no mercado polaco e a outra metade em contratos de integração e manutenção como centro de serviços offshore para grandes contas europeias. Combinando um alto nível de experiência com uma plataforma de entrega de custo competitivo, a IMPAQ se tornou um parceiro estratégico de clientes de prestígio como T-Mobile, PZU, Allianz, Nokia, P&G e Ikea.

Além disso, o Grupo obtém uma parte cada vez maior de suas receitas com a publicação e integração da linha de produtos KD Prevent, que consiste em soluções utilizadas por clientes do setor financeiro para o combate à lavagem de dinheiro (AML) e detecção de fraudes (Fraude de Crédito e Fraude na Web) On-Premise ou SaaS. O IMPAQ também atende clientes de âmbito internacional como o Commerzbank, BGZ BNP Paribas, Cembra ou o armador MSC.

Os objetivos da Gfi Informatique com esta aquisição são:

• abrir a Europa Oriental como parte de sua estratégia de expansão internacional. Esta estratégia foi retomada em 2014 e será ainda mais reforçada sob o impulso do novo acionista da Gfi Informatique;
  • oferecer aos seus clientes, principalmente as grandes contas de Banking, Insurance e Telecomunicações, uma nova alternativa em termos de entrega. O IMPAQ oferece um alto nível de competência técnica, preços atrativos e processos de produção que atendem às necessidades do mercado;
  • continuar a aumentar o valor para o acionista, adicionando ao seu portfólio de soluções, uma vez que os produtos adquiridos desta forma podem ser comercializados em uma escala mais ampla. Este aumento será orquestrado sob o Programa IP 20 da Gfi Informatique.

CONCLUSÃO DO INVESTIMENTO DE MAJORITY EQUITY POR MANNAI CORPORATION

A Gfi Informatique anunciou no último dia 22 de junho que a aquisição amigável de uma participação majoritária pela Mannai Corporation havia sido concluída. Mannai Corporation aumentou sua participação acionária após a compra da Apax France, Altamir e Boussard & Gavaudan do número de ações adicionais necessárias para alcançar uma participação acionária de 51% e direitos de voto na Gfi Informatique (em uma base totalmente diluída).

Com esta transação, Mannai Corporation reafirma seu compromisso de acelerar a estratégia de crescimento e expansão internacional da Gfi Informatique, ao lado da equipe de gestão e acionistas existentes, Apax France, Altamir e Boussard & Gavaudan, a fim de tornar a Gfi Informatique uma líder em serviços de TI e software produtos dentro da zona EMEA (Europa, Oriente Médio, África). A partir do passado dia 22 de junho, a participação acionária da Empresa (ver mais detalhes no relatório em anexo).

PANORAMA Dada uma situação económica estável, o Grupo entende que o segundo semestre do ano irá confirmar o crescimento registado durante o primeiro semestre. O Grupo confirma, portanto, que espera que a sua margem operacional melhore ao longo do exercício como um todo. Além disso, com as suas capacidades financeiras reforçadas, o Grupo prosseguirá ativamente a sua estratégia de crescimento por aquisições.

Próxima reunião: receita do terceiro trimestre de 2016 - 3 de novembro de 2016

Isenção de responsabilidade Os itens deste comunicado à imprensa que não sejam fatos históricos são estimativas. Não constituem garantias devido às dificuldades inerentes à previsão de resultados. Os resultados reais podem diferir consideravelmente das previsões explícitas ou implícitas.

1. Os procedimentos de auditoria limitada foram realizados nas demonstrações financeiras semestrais. O relatório de auditoria limitada está em processo de emissão.
  2. O número total de ações leva em consideração o exercício da Mannai Corporation de 590.505 Gfi informatique BSAAR contribuído para a oferta

Para mais informação, por favor contactar

GFI INFORMATIQUE Directeur Administratif et Financier - Cyril MALHER Tél. : +33 1 44 04 50 64 - cyril.malher@gfi.fr

COMUNICAÇÃO KEIMA Investisseurs de relações: Emmanuel DOVERGNE Tél. : +33 1 56 43 44 63 - emmanuel.dovergne@keima.fr